domingo, 20 de dezembro de 2009

Como estudar a Bíblia???



   Como a divina e inspirada Palavra de Deus, a Bíblia é um livro singular, do qual maior proveito tirará aquele que melhor souber estudá-la. E é exatamente com esse propósito de ajudá-lo a tirar o máximo de proveito do estudo da Bíblia que lhe damos os passos seguintes a serem seguidos:
  1. Leia a Bíblia conhecendo o seu Autor. Isto é de suprema importância. É a melhor maneira de estudar a Bíblia. Ela é o único livro cujo Autor está presente quando lemos. Oautor de um livro pode explicá-lo como ninguém. A Bíblia é um livro fácil e ao mesmo tempo difícil; simples e ao mesmo tempo complexo. Não basta ler suas palavras e analisar detidamente suas declarações. É preciso conhecer e amar a Deus, o seu Autor. Richard Baxter disse uma vez: "Antes e depois de você ter lido a Bíblia, ore fervorosamente a fim de que o Espírito, que a escreveu, explique-a para você e o guie à verdade".
    2. Leia a Bíblia diariamente. Essa regra é excelente. É estimado que 90% dos cristãos não lêem a Bíblia diariamente; portanto não é de admirar haver tantos deles frios e infrutíferos no testemunho e serviço cristão. Não basta assistir aos cultos, ouvir sermões e pregações, assistir estudos bíblicos, e ler boas obras de literatura cristã. È preciso ler a Bíblia individualmente.
   3. Leia a Bíblia com a melhor atitude. Ler a Bíblia com a melhor atitude mental e espiritual é de extrema importância para o êxito no estudo bíblico. A atitude correta é a seguinte:
   a. Estudar a Bíblia como a Palavra de Deus, e não como um livro qualquer;
   b. Estudar a Bíblia com o coração e em atitude devocional, e não apenas com o intelecto.
   4. Leia a Bíblia meditando. Na presença do Senhor, em oração, as coisas incompreensíveis são esclarecidas (Sl 73.16,17). A meditação aprofunda o sentido. Muitos lêem a Bíblia para estabelecer recorde de leitura somente. Ao leres a Bíblia, aplica-a no sentido próprio, senã não há virtude nenhuma.
   5. Leia a Bíblia toda. É a única maneira de conhecermos a verdade completa dos assuntos tratados na Bíblia, visto que a revelação de Deus mediante ela é progressiva. Como o irmão pensa compreender um livro que nem sequer leu ainda? Poderemos ler a Bíblia toda, porém jamais a compreenderemos toda. Sendo a Palavra de Deus infinita. Mesmo as mentes mais férteis do mundo são incapazes de entendê-la completamente. Não há no mundo nada e ninguém capaz de esgotar ou dissecar a Bíblia.

     Segue abaixo um quadro para a leitura completa da Bíblia em um ano. Use-o como desejar, mas lembre-se: leia a Bíblia buscando conhecer e aprender mais de Deus, medite nela, ore antes e depois, e deixe que Deus o guie até às Suas maravilhas. Que Deus o abençoe!!!

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentário,seja bem-vindo e que Deus te abençoe!!