sábado, 17 de outubro de 2009

Regras Práticas para os Professores (2ª Parte)

              Da lei do aluno emergem algumas das mais importantes leis do ensino:

1. Nunca comece a lição sem ter prendido a atenção da classe. Estude por alguns instantes a fisionomia dos alunos, para ver se de fato todos estão presentes mental e fisicamente.

2. Faça uma pausa quando a atenção deles for perdida ou interrompida, e espere até obtê-la de novo.

3. Nunca esgote inteiramente a atenção dos aprendizes.Quando surgirem os primeiros sinais de fadiga, pare.

4. Adapte o tempo da lição à idade dos alunos; quanto mais novos forem, mais breve as lições terão de ser.

5. Intensifique a atenção, quando necessário, variando a apresentação; porém, tome cuidado para evitar distrações. A lição, para ser verdadeira, deve estar sempre em evidência diante da classe.

6. Desperte e mantenha o mais vivo interesse possível pelo tema. O interesse e a atenção trabalham em cooperação, estimulando-se mutuamente.

7. Apresente os aspectos do assunto, e empregue as ilustrações que correspondem à idade e ao alcance dos alunos.

8. Apele, sempre que possível, ao interesse dos discípulos.

9. Histórias, cânticos e assuntos favoritos dos alunos sempre constituem ótimos meios para prender a sua atenção e o seu interesse.Descubra quais são e faça bom uso deles.

10. Veja quais são as causas de distração, tais como ruídos dentro e fora da sala de aula, e busque reduzi-los ao mínimo.

11. Prepare com antecedência perguntas que provoquem o pensamento, certificando-se de que não estão acima da idade e capacidade mental dos alunos.

12. Torne a apresentação do assunto o mais atrativo possível, usando ilustrações e todos os meios legítimos. Tome o cuidado, porém, para que tais meios não se tornem tão proeminentes que sejam motivos de distração.

13. O professor deve demonstrar a mais perfeita atenção, bem como o mais genuíno interesse pela lição. O verdadeiro entusiasmo é contagioso.

                                                                                              (extraido do livro "As Sete Leis do Ensino")

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