sábado, 24 de outubro de 2009

+ Regras Práticas para Professores...



   Da lei da linguagem, assim definida e explicada, fluem algumas das mais importantes e úteis regras de ensino: 
 a) Estude constantemente e cuidadosamente a linguagem dos alunos, a fim de saber quais as palavras que usam e os significados que lhes dão;
b) Procure obter dos alunos a exposição mais completa possível do conhecimento que possuem sobre o assunto a ser tratado, para estar ciente de suas idéias e modos de expressá-las, e assim corrigi-los em seus saberes;
c) O professor deve expressar-se, até onde for possível, na linguagem dos alunos, corrigindo cuidadosamente quaisquer erros de significação que cometam ao interpretar suas palavras;
d) Use poucas palavras e as mais simples para expressar um pensamento. O uso de palavras desnecessárias aumenta o trabalho mental e também as possibilidades de má compreensão;
e) Use sentenças curtas e de construção simples. As longas são de difícil entendimento e com frequência confundem os alunos;
f) Se perceber claramente que o aluno não entendeu, repita o seu pensamento com outras palavras e, se possível, maior simplicidade;
g) Esclareça o significado das palavras com ilustrações.Se for viável, faça ilustrações das próprias experiências dos alunos;
h) Quando for preciso ensinar um vocábulo novo, expresse a idéia antes de apresentar a palavra. Causará efeito melhor uma simples ilustração que esteja intimante ligada às experiências dos alunos;
i) Procure aumentar o número de palavras do aluno, e ao mesmo tempo melhore a clareza do seu significado. O acréscimo real do vocabulário do aluno significa que ele aumenta o seu conhecimento e poder;
j) Visto que a aquisição da linguagem é um dos importantes alvos do processo educacional, o professor não pode se conformar apenas com o fato de os alunos ouvirem em silêncio por longo tempo, estando atentos ou não. Anime-os a falar livremente;
l) Teste frequentemente a interpretação que os alunos dão às palavras que usam, para assegurar-se de que não estão adicionando significados errados ou inexatos a este ou aquele vocábulo, e também para que obtenham a correta explicação do termo utilizado.

A CRIANÇA APRENDE O QUE VIVE E VIVE O QUE APRENDE.




Se a criança vive sob crítica, ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade, ela aprende a brigar;
Se a criança vive ridicularizada, ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive sob humilhação, ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância, ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento, ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor, ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com compreensão, ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança, ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação, ela aprende a gostar de si mesma;

Se a criança vive com aceitação e amizade, ela aprende a achar AMOR no mundo.
 


sábado, 17 de outubro de 2009

A Bíblia e o Celular




Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular??
E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa??
E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia??
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa,no escritório,...??
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos??
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela??
E se a déssemos de presente às crianças??
E se a usássemos quando viajamos??
E se lançássemos mão dela em caso de emergência??

Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela 'funciona' em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.
E o melhor de tudo:  não cai a ligação e a carga da bateria é eterna.
 "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto"! (Is 55.6)

                                                 Telefones de Emergência:
Quando você estiver triste, ligue João 14.

Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.

Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27.

Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6. 19,34.

Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.
Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.

Quando sua fé precisar ser ativada,  ligue Hebreus 11.

Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23.

Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Coríntios 13.

Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3.12-19.

Quando sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8.31-39.

Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11.25-30.

Quando o mundo parecer maior que Deus,  ligue Salmo 90.

 E, não se esqueça, a Bíblia é a Palavra de Deus, então, para conhecê-lo você precisa conhecer Sua Palavra...

 


Firmes no Propósito!!

Existem 3 F's que não podem faltar na vida de uma pessoa que deseja obter bom êxito em tudo o que faz e permanecer firme no propósito de Deus para você:
 1.Força - O contrário de força é fraqueza, e "se na angústia nos mostrarmos fracos, pequena é a nossa                  força". Para que você entenda melhor o tipo de força que estamos falando, o Salmo 84.5a diz:                 "Bem-aventurado o homem cuja força está em Deus", ou seja, mesmo na nossa fraqueza é                 possível nós sermos fortes em Deus.
2.Fôlego - O oposto do fôlego é a fadiga, cansaço. O Salmo 150.6 diz: "Tudo quanto tem fôlego louve ao                   Senhor.Louvai ao Senhor." Fôlego fala de vida, de ânimo, portanto, para prosseguir na                  caminhada é preciso entregar ao Dono da vida todo o louvor com palavras e muito mais, com                 atitudes constantes amando a Deus sobre todoas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
3. Flexibilidade - A flexibilidade remete ao dinamismo, ao desapego, a facilidade de lidar com mudanças. O                           inflexível acumula ferrugem. Em Mateus 6.19 e 20 diz que quem ajunta tesouros na terra a                          traça e a ferrugem consomem, mas quem ajunta tesouros no céu a traça e a ferrugem não                          podem consumir. Onde está o seu tesouro??

Continue prosseguindo firme no seu propósito e faça a FORÇA, FÔLEGO e FLEXIBILIDADE práticas da sua vida diária que resultem em um coração generoso para semear frutos para a eternidade.

                                                                                                            (extraído do boletim "Semeador")

Regras Práticas para os Professores (2ª Parte)

              Da lei do aluno emergem algumas das mais importantes leis do ensino:

1. Nunca comece a lição sem ter prendido a atenção da classe. Estude por alguns instantes a fisionomia dos alunos, para ver se de fato todos estão presentes mental e fisicamente.

2. Faça uma pausa quando a atenção deles for perdida ou interrompida, e espere até obtê-la de novo.

3. Nunca esgote inteiramente a atenção dos aprendizes.Quando surgirem os primeiros sinais de fadiga, pare.

4. Adapte o tempo da lição à idade dos alunos; quanto mais novos forem, mais breve as lições terão de ser.

5. Intensifique a atenção, quando necessário, variando a apresentação; porém, tome cuidado para evitar distrações. A lição, para ser verdadeira, deve estar sempre em evidência diante da classe.

6. Desperte e mantenha o mais vivo interesse possível pelo tema. O interesse e a atenção trabalham em cooperação, estimulando-se mutuamente.

7. Apresente os aspectos do assunto, e empregue as ilustrações que correspondem à idade e ao alcance dos alunos.

8. Apele, sempre que possível, ao interesse dos discípulos.

9. Histórias, cânticos e assuntos favoritos dos alunos sempre constituem ótimos meios para prender a sua atenção e o seu interesse.Descubra quais são e faça bom uso deles.

10. Veja quais são as causas de distração, tais como ruídos dentro e fora da sala de aula, e busque reduzi-los ao mínimo.

11. Prepare com antecedência perguntas que provoquem o pensamento, certificando-se de que não estão acima da idade e capacidade mental dos alunos.

12. Torne a apresentação do assunto o mais atrativo possível, usando ilustrações e todos os meios legítimos. Tome o cuidado, porém, para que tais meios não se tornem tão proeminentes que sejam motivos de distração.

13. O professor deve demonstrar a mais perfeita atenção, bem como o mais genuíno interesse pela lição. O verdadeiro entusiasmo é contagioso.

                                                                                              (extraido do livro "As Sete Leis do Ensino")

domingo, 11 de outubro de 2009

Dia do Professor....


Essa é uma homenagem da Escola Bíblica Dominical à todos os professores, àqueles que estão conosco aos domingos nos ajudando e transmitindo à Palavra de Deus aos outros e também àqueles que fazem disso sua profissão... Que Deus os abençoe e derrame sobre suas vidas toda sorte de bençãos...
         Feliz Dia do Professor!!!

Aos Professores e Mestres...


 

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

Parabéns pelo seu dia!!!! 
(Autor desconhecido)

AO MESTRE , COM CARINHO!

Mestre,
É aquele que caminha com o tempo,
propondo paz, fazendo comunhão,
despertando sabedoria.

Mestre é aquele que estende a mão,
inicia o diálogo e encaminha
para a aventura da vida.

Não é o que ensina fórmulas, regras,
raciocínios, mas o que questiona
e desperta para a realidade.

Não é aquele que dá de seu saber,
mas aquele que faz germinar
o saber do discípulo.

Mestre é você, meu professor amigo
que me comprende, me estimula,
me comunica e me enriquece com
sua presença, seu saber e sua ternura.

Eu serei sempre um seu discípulo
na escola da vida.

Obrigado, professor! Feliz Dia do Professor!!

(N.Maccari)

Sejamos como as crianças...

Sejamos como as crianças: com elas aprendemos a amar.
Elas são sinceras, amam desinteressadamente.
Se gostar de nós, logo saberemos.

Não sabem dissimular.
Pequeninas, sorriem ao menor toque.
Não criticam, indagam apenas.
Não discriminam, aceitam a todos sem distinção.
Sabem conviver com as diferenças.

São alegres a todo tempo, cantam, dançam…
Fazem da vida uma eterna festa.
Satisfazem-se com qualquer brinquedo, independente
do quanto custou. Não têm ambição.
Nos ensinam mais que qualquer sábio.

Confiam…
O seu olhar brilha, o seu sorriso é sincero.
Não nos pede nada em troca do amor que nos dão,
somente carinho e atenção.

Tocam a nossa alma com a sua inocência.
Mesmo as que não tem a oportunidade de ter um lar,
sabem sorrir. Quando nos dão um sorriso,
ganhamos o dia… Pois o seu sorriso é uma lição...

Não existe coisa pior, que ver uma criança triste.
Doemos o nosso sorriso a elas, sejamos alegres.
Mostremos à elas a criança que existe em nós.
Elas são o nosso futuro e precisam ser felizes
para nos fazer felizes...


"Disse Jesus: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes
e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no 
Reino dos Céus."                                             Mateus 18.3

Homenagem à Criança



















Você criança,
que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer…
é a esperança
do que poderíamos ser…
é a inocência
que deveríamos ter…
Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!
Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!
Você é como uma raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!
Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver…
e também aprender a ser…

                    Feliz Dia das Crianças!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Regras Práticas para os Professores

  Dentre as regras que podemos destacar da lei do professor, as mais importantes são: 
   1.     Prepare cada lição por meio de um novo estudo. O conhecimento adquirido no ano que passou necessariamente já se diluiu um pouco.Somente novos conceitos nos levam a realizar melhores esforços. 
  2.    Busque em suas lições analogias com fatos e princípios mais conhecidos. Nestes, encontramos as ilustrações que tornarão a lição ainda mais nova. 
  3.    Estude a lição até que tome a forma de uma linguagem familiar. O que resulta do pensamento claro é o discurso claro, o falar claramente. 
  4.    Busque a ordem natural das distintas partes da lição. Em toda há um passo natural que vai das noções mais simples aos fatos mais profundos; o mesmo ocorre com cada lição. 
  5.    Busque a relação que existe entre a lição e a vida dos alunos. O valor prático da lição está fundamentado nessas relações. 
  6.    Use livremente todos os meios legítimos, e nunca descanse até que obtenha uma compreensão verdadeira e evidente da matéria. 
  7.    Lembre-se sempre de que o domínio completo de poucas coisas é melhor do que o conhecimento superficial de muitas. 
  8.    Consagre tempo certo ao estudo de cada lição antes de lecionar. Todas as coisas ajudam o dever feito a tempo. Aquele que persiste em aprender a lição antes de ensiná-la, obtém novo interesse e novas ilustrações.
 9.Faça um plano de estudo, e não hesite, quando necessário, em estudar além do plano. O melhor exercício é perguntar e responder estas coisas acerca da lição: O Quê? Como? Por quê?
 10.Não deixe de buscar a ajuda de bons livros que tratem do assunto de suas lições. De qualquer maneira, seja comprando, tomando emprestado, seja pedindo, se necessário, o professor de vê conseguir de algum modo o auxílio dos melhores pensadores, o suficiente ao menos para estimular o seu pensamento. Mas nunca leia sem pensar. Se possível, converse sobre a lição com um amigo inteligente: da discussão muitas vezes nasce a luz. Não obtendo ajuda, escreva suas idéias, pois, expressando-as por escrito, poderá aclarar seus pensamentos.

Para os Professores...



A Partir de agora, estaremos colocando toda semana em nosso blog, artigos especiais para os professores...
Espero que eles os ajudem!! Após ler, deixe-nos um comentário e diga o que achou...
A Paz de Cristo!!

Fortaleza e Refúgio

    “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o
meu alto refúgio, e proteção no dia da angústia”. (Salmos 59:16)
     Durante a Guerra Civil Americana, um soldado foi destacado para ficar de sentinela na floresta.
     Longe de seu grupo e sozinho, começou a sentir medo. A lua brilhava sobre o local arborizado.
     Para tentar reprimir o medo que o atacava, começou a cantar suavemente um hino antigo, que aprendera na igreja com sua mãe: “Jesus, Amado de minh’alma, quero abrigar-me em teu seio” e continuou cantando, “outro refúgio eu não tenho”.
Logo após sentiu um grande alívio e todo temor desapareceu.
     Alguns anos mais tarde, depois do fim da guerra, este soldado estava participando de uma reunião e teve a oportunidade de cantar a mesma música. Ao encerrar-se o culto, um estranho aproximou-se dele e falou: “Eu nunca o vi antes, mas tanto a música como a voz me soam familiares”.
    Continuando, lhe fez uma pergunta: “Você não a teria cantado em uma noite durante a guerra?”
O ex-soldado sentinela então respondeu: “Sim, eu cantei este hino numa noite em que eu estava com muito medo”.
    Após a resposta do ex-soldado, o estranho lhe relatou que naquela noite ele e seus homens, que eram soldados da União, estavam escondidos atrás das árvores e já tinham suas armas apontadas para aquele local e prontos para atirar e matar aquele ex-soldado sentinela.
   “Mas,” disse ele, “ao ouvir aquele canção, que dizia: Jesus,Amado de minh’alma, quero abrigar-me em teu seio – Outro refúgio não tenho..., disse a meus soldados: Não atirem naquele homem”. E continuou: “Nós deixamos o local, mas nunca mais esqueci este hino e nem aquela voz que ouvi naquela noite.”
   Nas horas difíceis de nossas vidas, nas horas mais angustiantes e aflitas pelas quais passamos, podemos sempre contar com aquele que é o Melhor Amigo. Nele podemos nos abrigar e sob sua proteção nenhum temor poderá nos afligir. Existe um único refúgio e este é Jesus. E está à nossa disposição até o final de nossas vidas! Nunca duvide disto. O Senhor Jesus o ama profundamente, confie neste refúgio e fortaleza. Ele é socorro bem presente em qualquer angústia.

Conhecer a Deus

  O salmista escreveu o seguinte: “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam”. (Sl 9.10)
  O ponto-chave desta afirmação é o termo “conhecem”. Se nós compreendermos bem o que é “conhecer” a Deus, podemos entender o restante desta passagem.
  Conhecer a Deus implica não somente em compreender o que Ele faz, mas também o que Ele é. Existe realmente o que denominamos “teologia natural”, a qual nos fornece belos vislumbres da criação de Deus. Examinamos o firmamento através de um telescópio e nos maravilhamos com a grandeza de sua obra.
Observamos uma lâmina ao microscópio, e ficamos assombrados com as minúcias da criação. Inclinamo-nos contra o vento ululante, e sentimos sua força assustadora. Mas esse contato com o mundo físico nunca poderá fazer com que conheçamos a pessoa de Deus. Isso só conseguimos por intermédio de Cristo!
  Conhecer a Deus é ter certeza de que Ele é digno de toda a nossa confiança. Depois que nos convencemos disso, não será difícil depositarmos nele toda a nossa confiança.
   Conhecê-lo é saber que sua vontade para nós é perfeitamente desejável.
   Conhecer a Deus é pedir-lhe as coisas de que necessitamos. Certa vez, Jesus disse o seguinte a uma mulher: “Se conheceras...quem lhe fala...tu lhe pedirias....”.
   Conhece-lo é pedir-lhe várias e várias vezes, diariamente, a cada momento.
   Não poderia recomendar a ninguém uma atitude mais elevada que tomar a decisão de conhecer melhor a Deus, confiar mais nele, e pedir-lhe com mais fé.